Muitos apontam treino e alimentação correta, outros dizem que o importante seria o descanso nos últimos dois dias antecedentes da maratona …
Disputa-se já no próximo domingo no Porto a maratona mais participada pelos atletas portugueses. Muitos questionam-se sobre o que fazer e não fazer na semana anterior à maratona. Muitos apontam treino e alimentação correta, outros dizem que o importante seria o descanso nos últimos dois dias antecedentes da maratona e alguns poucos experts dizem: seja você. Exacto. Você da maneira que vive, com o tipo de comida que come (óbvio, sem abusar e evitar comidas que não esta acostumado a comer).
Divulgamos seguidamente alguns conselhos sobre o que deve evitar fazer na semana anterior à maratona:
– Usar ténis novos
Se pensa correr com sapatos novos, faça-o pelo menos 30 dias antes da prova, acumule pelo menos 80 km com eles antes de fazer a prova, tenha a certeza que os ténis não o vão magoar durante a corrida.
– Provar alimentos diferentes antes ou durante a prova
Muitas vezes, os locais de abastecimento oferecem bebidas isotónicas. Se não está acostumado a beber outro líquido que não a água, não tente bebê-lo durante a corrida pois pode dar dores de estômago ou pior.
– Correr com roupa nova
Nunca se sabe o que pode acontecer. Se ela nunca foi usada, pode irritar a pele, descosturar, ser desconfortável, trazendo até assaduras.
– Decidir fazer uma nova aula de fitness
Deixe a sua primeira aula de Zumba ou Yoga para a semana depois da corrida se ainda conseguir andar!
– Não passar o dia inteiro na Feira da maratona
Claro que vai levantar o kit da prova e dar uma olhadela pela feira. Mas convém evitar locais onde se estará de pé por muitas horas. O ideal será o máximo de descanso possível das pernas e pés no dia anterior à corrida.
– Receber massagem corporal
O ideal seria receber a massagem alguns dias depois da corrida.
– Ser inflexível com o seu tempo
Se esta acostumado a correr a uma média de 5m/km, mas se no dia do treino, não estiver a sentir-se bem, não tem problema se reduzir o andamento e correr 1km em 7 ou 8 minutos. O ideal é estar confortável enquanto corre sem forçar o limite do seu próprio corpo.
Agora, o que FAZER:
– Mantenha o seu ritmo
Os seus meses de treinos constantes serão suficientes para terminar a prova.
– Hidratação é crucial
Porém, durante a prova não precisa beber muito, poucos goles durante a corrida mantém-no hidratado e ajuda a baixar a temperatura do corpo. Portanto, o importante é não exagerar pois o excesso de água pode dar problemas.
– Rever o percurso
Se puder, passe pela área onde vai decorrer a prova, para se familiarizar e também localizar onde ficam os locais de abastecimento e wc’s.
– Não ao Stress
Procure manter-se relaxado e sem grandes stresses. Isso irá diminuir a tensão pré-prova.
– Pare o seu relógio alguns passos antes da linha de chegada
Como é óbvio, muitos atletas tentam parar o relógio em cima da linha. Mas há um detalhe, a maioria das pessoas quando o fazem, sem querer, bloqueiam a passagem dos demais que estão chegando.
A terminar, uma das dicas mais importantes para uma boa corrida é ‘ouvir’ e respeitar o seu corpo e os seus limites. Não ignore os sinais.