Na sequência do trabalho sobre os treinos durante a pandemia que iniciámos no dia 5 deste mês, publicamos hoje o depoimento de Jaime Lamego, habitual participante em ultratrails.
1 – Idade: 60 anos
2 – Corre há quantos anos: Há 18 anos
3 – Clube: MultiRunners
4 – Como tem procedido desde que foi decretado o estado de emergência? Continuou a treinar normalmente? Reduziu os treinos mas continuou? Parou completamente? Se tem treinado, tem-no feito sozinho ou acompanhado? Treinou à mesma fora de casa ou dentro de casa?
Quando foi decretado o estado de emergência, faltava menos de um mês para mais uma participação no MIUT 115K. Foi uma grande desilusão porque já estava numa fase adiantada de preparação. A partir daí, todas as provas foram canceladas e tive que repensar tudo, até haver novamente condições para a realização de eventos desportivos.
Continuei a treinar, sozinho, mas treinos muito curtos perto de casa, respeitando as diretrizes da DGS.
Aproveitei a fase de confinamento para fazer reforço muscular em casa.
5 – Tem participado nas Corridas Virtuais?
Muito recentemente, participei numa prova virtual, Spartan Project Unbreakable, uma prova virtual global que reuniu mais de 4 milhões de atletas em todo o mundo.
6 – Quando pensa que as provas poderão recomeçar? E em que condições?
O recomeço ainda vai demorar, porque numa prova é impossível respeitar a distância que é tida como segura, 1,5 m a 2 m.
Na minha opinião, as provas só deverão recomeçar quando estiverem reunidas todas as condições de segurança, doutro modo não faz sentido… desporto é saúde!!