Rui Pinto e júnior Mariana Machado são campeões de crosse curto

0
1256
  • Benfica (M) e RD Águeda (F) vencedores coletivos… sem Sporting

O benfiquista Rui Pinto, renovando o título de 2015, e a bracarense Mariana Machado, ainda júnior, sagraram-se este sábado campeões nacionais de crosse curto, numa competição que mais uma vez reuniu muito poucos dos melhores fundistas nacionais e foi ganha coletivamente pelo Benfica (pelo 6º ano consecutivo), no setor masculino, e pelo estreante RD Águeda, no feminino. O Sporting não participou.

Os benfiquistas preencheram todo o pódio masculino e Rui Pinto ganhou com folgados 13 segundos de vantagem (12.35-12.48) sobre Hermano Ferreira, que deixou o veterano Ricardo Ribas (campeão universitário) a um segundo. Seguiram-se-lhes Luís Saraiva (SC Braga), Youssef el Kalai, agora no S. Salvador do Campo, e mais dois benfiquistas. Hugo Ganchas (14º) foi o campeão sub’23 e o vice-campeão universitário.

O Benfica meteu cinco atletas entre os sete primeiros e somou 12 pontos, contra 57 do Maia AC e 61 do SC Braga, que completaram o pódio.

A prova feminina foi muito disputada entre Mariana Machado (14.26), que juntou os títulos absoluto e sub’23, e a holandesa Jasmin Lau (14.27), que correu extra. Longe ficaram Emília Pisoeiro, vice-campeã nacional (14.39), e Silvana Dias, a única benfiquista presente (14.55). Ana Margarida Lopes (9ª) foi a campeã universitária.

O título coletivo foi para o Recreio Desportivo de Águeda, com três atletas entre as sete primeiras mas a fechar “apenas” com a 21ª (34 pontos), seguido do SC Braga (43) e do Grecas (55).

Muito concorridas as provas de veteranos. Os melhores foram os do escalão de 40 anos, Nelson Cruz, do Clube Pedro Pessoa (13.11), e Ana Dias, do Areias de S. João (15.56). Triunfos coletivos para a Casa do Benfica de Algueirão e para a UA Povoense.

Classificações em http://www.fpatletismo.pt/sites/default/files/Res_2018_CM_CNac%20Curto.pdf

 

 

Deixar Resposta