Sporting «sem» Benfica no Nacional de Estrada

2
1339

O Sporting prepara-se para renovar os seus títulos nacionais de estrada este sábado (14.30 h), no Estádio Nacional (ida e volta a Oeiras), face à ausência (coletiva) do Benfica, que lhe poderia dar réplica no setor masculino. A nível individual, o benfiquista Rui Pinto apresenta-se como favorito, mas terá numerosos sportinguistas (estão inscritos 13!) na sua cola, enquanto Sara Moreira e Catarina Ribeiro discutirão o título feminino.

Na competição masculina, não estará o campeão de 2018, Samuel Barata, o qual, juntamente com os inscritos Rui Pinto e Miguel Borges e os ausentes André Pereira, João Pereira e Emanuel Rolim, formariam uma forte equipa do Benfica, capaz de discutir o título coletivo com uma formação do Sporting bem numerosa e muito equilibrada, de onde se destacam Licínio Pimentel, Rui Teixeira e Miguel Marques. O ex-benfiquista Eduardo Mbengani é a principal ausência leonina na lista de inscritos. Rui Pinto, 2º em 2015 e 3º em 2018, apresenta-se como favorito individual. Coletivamente, o Sporting será campeão pelo segundo ano consecutivo, depois de em 2018 ter quebrado um “jejum” que vinha desde a edição inaugural do campeonato, em 1990! Resta saber quantos atletas (bastantes certamente…) conseguirá ter no top’10! O SC Braga, terceiro há um ano, deve agora subir ao 2º lugar.

No setor feminino, também não haverá dúvidas quanto à vitória coletiva do Sporting, a terceira consecutiva, apesar de várias “baixas” importantes: as lesionadas Inês Monteiro, campeã em 2018, e Salomé Rocha e ainda Jéssica Augusto, que não compete há várias semanas. Uma vez que a benfiquista Dulce Félix também estará ausente, “restam”, entre as candidatas, Sara Moreira, campeã em 2009, 2010 e 2013 (e cinco vezes segunda!), e Catarina Ribeiro. Susana Godinho e Daniela Cunha deverão completar a equipa do Sporting. RD Águeda, segundo nos dois últimos anos, deverá voltar a ocupar esse lugar, apesar da previsível réplica do SC Braga.

Estão inscritos 900 concorrentes masculinos e 278 femininos, realizando-se, para além dos campeonatos de absolutos, sub’23 e juniores, os de veteranos e desporto adaptado e a Corrida Allianz com os Campeões, para populares.

Fim-de-semana movimentado

Mas o fim-de-semana não se limitará, em termos de primeiros planos, a este Campeonato. Depois de um ano de interregno, a pista coberta de Braga voltará esta noite (sexta-feira, 11) ao ativo, com a realização do Campeonato do Norte, que terminará na tarde de sábado. Entretanto, realizar-se-ão ainda um Salto em Altura em Sala, o Nacional de Provas Combinadas (juniores e juvenis) e o Campeonato Nacional ANDDI, tudo entre sábado e domingo!

No CAR do Jamor, a Associação de  Lisboa levará a efeito as Taças AAL de Saltos (sábado) e Velocidade e Barreiras (domingo), nas quais estão inscritos vários primeiros planos: Paulo Conceição, Victor Korst, Tiago Pereira, Edi Maia, Patrícia Mamona (no comprimento) e Yaregnis Arguelles; e Carlos Nascimento, Yazaldes Nascimento, Diogo Antunes, Frederico Curvelo, Rasul Dabo, João Oliveira, Lorène Bazolo, Beatriz Andrade, Olímpia Barbosa.

Um fim-de-semana bem prometedor!…

2 Comentários

  1. Também está inscrito o individual Nuno Lopes. Se estiver bem não será ele também um forte candidato ao pódio? (Caso esteja tão bem como esteve na Meia de Ovar em Outubro e na Maratona de Valência em Dezembro). Nos destaques do Sporting não excluiria o Rui Pedro Silva. (Apesar de ter perdido no Porto, tem de se ter em conta que ele já tinha outras São Silvestres nas pernas, pois ganhou as de Braga e Santo Tirso).

  2. Sem o S Barata não haverá nível elevado!
    Atenção ao Miguel Ribeiro que leva 3 meses a anunciar que correrá para vencer; atenção que o benfica com os jovens poderá fechar equipa! Que ganhe o melhor!

Deixar Resposta