Subida dos Comandos de regresso à São Silvestre da Amadora

0
2375

A apresentação da 42ª edição da São Silvestre da Amadora a disputar-se como é tradição no dia 31, realizou-se hoje no Espaço São Silvestre, nos Paços do Concelho. A cerimónia contou com a intervenção da presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares; do presidente do Desportivo Operário Rangel, Nuno Vedor; do vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Luís Figueiredo; da vencedora da prova em 1989, Rosa Mota; e do diretor-geral da HMS Sports, Hugo Sousa.

A prova terá um novo local de partida, na estrada do Salgados, junto à estação do Metro da Amadora. A meta estará instalada na Praça de São Silvestre.

Mas a grande novidade do percurso passa pelo regresso da famosa subida dos Comandos, onde muitas vezes a prova se decidiu.

Outra novidade será a animação com bandas e animadores durante o percurso:

  • Banda – Em frente ao restaurante Chafariz
  • Banda – Junto à estátua do bombeiro
  • Banda – Na rotunda do vulcão
  • Banda – Na Avenida General Humberto Delgado, no Parque Central
  • Animadores (2 cuspidores de Fogo e 2 batuqueiros) – Na Rua Elias Garcia, até ao Lido perto da subida dos Comandos
  • Animadores (um malabarista e 1 batuqueiro) – No parque Delfim Magalhães.

Com estas mudanças, pretende-se melhorar a experiência dos participantes, pelo menos é essa a expectativa da autarquia e do D.O. Rangel, entidades organizadoras da São Silvestre da Amadora.

Durante a conferência de imprensa, contaram-se muitas histórias e as experiências partilhadas pelos convidados, alguns dos quais participaram mesmo na corrida.

Rosa Mota venceu a 15ª edição, em 1989. Além de recordar a prova, com particular destaque para o apoio do muito público presente nas ruas, ela lançou um desafio à organização: “E se a São Silvestre da Amadora tivesse início à meia-noite? Isso é que seria mesmo passar o ano a correr!”

A partida da elite feminina será às 17h50m e a partida geral será às 18 horas.

Neste momento, estão inscritos cerca de mil atletas, mas a Organização pretende chegar aos dois mil. Entre os portugueses já inscritos, merecem referência Catarina Ribeiro, Salomé Rocha, Marisa Barros, Rui Pinto, Samuel Barata e Licínio Pimental.

Haverá prémios monetários para os primeiros 25 classificados de cada sexo, com os vencedores a receberem cada um, 1.500 euros.

Deixar Resposta